14 de jun. de 2013

Apresentando C-evo



C-evo é um dos jogos de estratégia mais interessantes que eu já joguei. Ele é baseado em turnos e a ideia é a criação uma nação, construindo cidades, explorando territórios, cultivando terrenos, desenvolvendo tecnologias e gastando seus recursos com a criação de um exército capaz de conquistar as cidades de outras nações ou mesmo se defender dos ataques inimigos. O jogo é bem antigo, portanto tem gráficos bem modestos, porém uma jogabilidade estratégica sensacional capaz de prender qualquer amante de jogos estratégicos por um longo tempo.



Cidades

Você começa o jogo com apenas uma cidade e umas poucas unidades (exército). Uma unidade especial é o colono. Ele não tem poder de combate, mas é capaz de cultivar os terrenos próximos a cidades para aumentar seus recursos. Assim, a cidade gera mais alimentos (crescendo em população), ganha mais dinheiro e contribui mais para o desenvolvimento da ciência (tecnologias da nação). Os colonos também são capazes de fundar novas cidades. É importante sempre deixar unidades de guerra dentro da sua cidade caso algum inimigo tente invadi-la.

Construções


Em cada cidade de sua nação o jogador pode criar construções que tem as mais diversas funções. Podem melhorar a criação de exércitos, aumentar a pesquisa científica, aumentar o limite populacional, dentre outros. Porém, além de existir um tempo de espera para criar uma construção também é importante ter em mente que elas precisam de manutenção, ou seja, um pequeno gasto a cada turno para mantê-las funcionando perfeitamente.

Tecnologia

As tecnologias são o ponto chave do game. A nação que estiver a frente nesse ponto, terá facilidade em estar nos outros. O objetivo final do jogo é criar uma colônia espacial. A primeira nação a fazê-lo vence o jogo. Porém, para isso, é preciso dominar praticamente todas as tecnologias existentes e fazer pesados investimentos.

Cada tipo de terreno oferece recursos diferentes. Alguns oferecem “pontos de ciência”, que quando atingem um limite (que aumenta cada vez mais), dá ao jogador o direito de escolher uma nova tecnologia. As tecnologias permitem a criação de novas unidades bem como especialidades novas para elas, permitem novas cultivações de terrenos, criação de novos tipos de construções, unidades mais fortes, dentre outras coisas.

Combate e Exércitos


Além de criar construções uma cidade pode criar uma unidade de exército. Essa unidade pode ser terrena (disponível a princípio), naval ou aérea, que vão sendo adquiridas com tecnologias. Cada uma tem uma determinada quantidade de ataque, defesa e movimento, importante para se movimentar mais terrenos em um único turno.

O combate no C-evo é sensacional e completamente estratégico. Se posicionar bem nos tipos de terrenos, que podem conceder bônus de visão, defesa (altas montanhas) e movimento (planícies), ou prejudicar as unidades, como os desertos, é essenciais. Saber movimentar de maneira efetiva suas unidades, especialmente as aéreas, também é importante. Você parece estar na pele de um verdadeiro general guiando seu império para a glória.

Vale a pena?

C-evo é um jogo perfeito para os amantes de estratégia e guerra. Certamente é capaz de prender uma pessoa dessas por muito tempo. Porém, o jogo carece de melhores gráficos e de um nível maior de ação. Caso você seja o tipo de jogar que gosta de explodir as coisas ou de altas aventuras com seu personagem, não é o jogo ideal para você. Casa você goste de um jogo de raciocínio, combates bem pensados e muita estratégia, com certeza vai gostar bastante.

O jogo é totalmente gratuito e pode ser baixado no site oficial:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui.