11 de mai. de 2013

Afinal, jogos deixam as pessoas violentas?





Partindo do ponto que este é um blog sobre games você deve suspeitar qual é a minha opinião. Mas aposto que ela não é bem o que você imagina. Para mim, a pergunta mais sensata não é “jogos deixam as pessoas violentas?”, que é a pergunta que muitos fazem. O ideal seria perguntar “jogos violentos podem fazer pessoas violentas ficarem ainda mais violentas?”. Vou explicar a razão.


Os jogos, assim como qualquer outra fonte de entretenimento, podem influenciar o comportamento das pessoas. Repito, podem. Todo o tempo, no nosso dia-a-dia nós somos bombardeados de informações carregadas de sentimentos. Elas podem vir de músicas, da televisão, de conversas com outras pessoas, dos jogos, entre outros. Essas informações podem ou não influenciar nas nossas decisões. O que nós temos que fazer é saber filtrar quais são boas ou ruins.

Por essa razão, acho completamente injusto culpar os jogos de maneira geral, pelo comportamento violento de alguém. Primeiro por que todas as outras fontes de entretenimento também podem ter influenciado a pessoa. Ninguém fala, por exemplo, que uma pessoa ficou violenta após ver um filme violento. Ou fala? Ninguém fala que após ouvir uma música agressiva, alguém ficou agressivo. E por que não falam? Por que não é do interesse deles. É de lá que vem o lucro e o lazer deles, dos que acusam os jogos. Segundo por que nem todos os jogos são violentos. Há muitos jogos infantis inclusive. Então acusar apenas os jogos ou todos os jogos é, no mínimo, ignorância.

E eu não estou aqui isentando a parcela de culpa de alguns jogos do comportamento violento de algumas pessoas. Muitos jogos apresentam conteúdo desnecessariamente violento e eu honestamente não me sentiria confortável ao jogar esse tipo de jogo ao lado do meu irmão pequeno, por exemplo. Mas há pessoas que gostam. E há pessoas também que jogam jogos violentos e nem por isso são violentas. Como eu disse e, reforço, os jogos violentos podem ou não deixar as pessoas mais violentas. Depende da cabeça da pessoa. Ao passo que alguns se deixam influenciar, outros não.

É claro que há pessoas que, visivelmente, se deixam influenciar e nem por isso admitem ou se privam desse tipo de conteúdo. E isso não se restringe apenas aos jogos, mas a tudo na mídia. As pessoas costumam generalizar de maneira incorreta como se todos os jogos fossem iguais, ou nada além dos jogos fosse capaz de alterar o comportamento das pessoas.  Apontam o dedo para os jogos quando acontece algum crime e descobrem que o criminoso jogava videogame. Aff. Quantos jovens da idade dele jogam e nem por isso são criminosos ou violentos. Quantos não jogam e são criminosos? Não estou falando que o jogo não influenciou a pessoa a cometer o crime. Pode ter influenciado sim. Mas também pode não ter influenciado. Depende da cabeça.

O ideal para mim seria que as pessoas ao invés de colocar todo o seu esforço em criticar e combater os jogos, combatessem todas as fontes de influência que podem trazer alteração negativa de comportamento, inclusive os próprios jogos violentos. E aí estariam incluídas músicas, filmes, teatro, etc. Mas por que não fazem isso? Não é vantagem para eles. Já os jogos representam um inimigo, pois muitos deixam de acessar o conteúdo deles para acessar o conteúdo dos jogos. Outra medida muito boa a ser tomada seria uma redução do nível de violência dos jogos por parte das produtoras. Eu sei que há pessoas que gostam do nível atual, mas é por uma boa causa. Infelizmente, às vezes, temos que pagar o preço por conta de alguns que não sabem se controlar e se deixam influenciar com facilidade.

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