Há um tempo atrás eu estava jogando um jogo chamado Microvolts.
Um jogo gratuito, simples e bem divertido. O multiplayer é bem genérico,
exceto pelo zombie match. A
jogabilidade um pouco inovadora e os gráficos aceitáveis. Estava me divertindo
bastante com o game até eles aparecerem: os cheaters (chamados às vezes de
hacks).
Os malditos com suas vidas infinitas e super velocidades
não deixavam ninguém ficar vivo um segundo sequer. Tudo bem, segui para outra
partida. E outro hack estava lá. E na outra também, e na outra também, ...
Aparentemente, não havia nenhuma mobilização por parte
dos administradores do game em combater os cheaters que jogavam
desenfreadamente. E não se trata de um jogo tão pequeno assim, ele está
inclusive na steam.
Pessoas que haviam parado de jogar ou outras que apenas
acordaram com o insaciável desejo de destruir a diversão dos demais. Mas
afinal, qual é a graça de se usar um cheater/hack? Por mais que você fique
“sinistrão” não foi você por que você conseguiu, foi o cheater que conseguiu!
Outra coisa nada a ver são os bots. Não me refiro aos
bots que são personagens controlados por inteligência artificial. Me refiro aos
bots programas que fazem coisas por você. Os bots são característicos dos jogos
de RPG. Você simplesmente
configura o aplicativo e vai fazer qualquer outra coisa enquanto ele fica lá
pegando level para você.
Tá bom, seu personagem vai ser o melhor do mundo, ui como
você é sinistro, mas que proveito tem isso se você sabe que não foi você que
conseguiu chegar até lá? Hacks, bots e cheaters só servem para estragar a
diversão, tanto dos que usam, quantos dos players
que querem jogar “namoral”.
Normalmente, os jogos mais jogados não tem esse tipo de
problema. Eles são produzidos por empresas milionárias e elas lutam com todas
as forças, financeira e tecnologicamente falando, para banir os cheaters. O
problema é quando o jogo não é de uma desenvolvedora tão poderosa assim. Estas
não têm tantos recursos para combater os cheaters, fazendo com que os jogadores
e o próprio jogo sejam bastante prejudicados.
Olhe por exemplo o caso do The War Z. O jogo foi
liberado e vendeu muito, com muita gente jogando já na fase Beta. Mas logo eles
apareceram e acabaram com a diversão. O resultado foi que muita gente perdeu o interesse
pelo jogo e ele praticamente “morreu”. Morreu não apenas pelo motivo dos
cheaters, mas eles ajudaram. E muito.
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