17 de mai. de 2013

Hacks, Bots e Cheaters



Há um tempo atrás eu estava jogando um jogo chamado Microvolts. Um jogo gratuito, simples e bem divertido. O multiplayer é bem genérico, exceto pelo zombie match. A jogabilidade um pouco inovadora e os gráficos aceitáveis. Estava me divertindo bastante com o game até eles aparecerem: os cheaters (chamados às vezes de hacks).

Os malditos com suas vidas infinitas e super velocidades não deixavam ninguém ficar vivo um segundo sequer. Tudo bem, segui para outra partida. E outro hack estava lá. E na outra também, e na outra também, ...

Aparentemente, não havia nenhuma mobilização por parte dos administradores do game em combater os cheaters que jogavam desenfreadamente. E não se trata de um jogo tão pequeno assim, ele está inclusive na steam.

Pessoas que haviam parado de jogar ou outras que apenas acordaram com o insaciável desejo de destruir a diversão dos demais. Mas afinal, qual é a graça de se usar um cheater/hack? Por mais que você fique “sinistrão” não foi você por que você conseguiu, foi o cheater que conseguiu!

Outra coisa nada a ver são os bots. Não me refiro aos bots que são personagens controlados por inteligência artificial. Me refiro aos bots programas que fazem coisas por você. Os bots são característicos dos jogos de RPG. Você simplesmente configura o aplicativo e vai fazer qualquer outra coisa enquanto ele fica lá pegando level para você.

Tá bom, seu personagem vai ser o melhor do mundo, ui como você é sinistro, mas que proveito tem isso se você sabe que não foi você que conseguiu chegar até lá? Hacks, bots e cheaters só servem para estragar a diversão, tanto dos que usam, quantos dos players que querem jogar “namoral”.

Normalmente, os jogos mais jogados não tem esse tipo de problema. Eles são produzidos por empresas milionárias e elas lutam com todas as forças, financeira e tecnologicamente falando, para banir os cheaters. O problema é quando o jogo não é de uma desenvolvedora tão poderosa assim. Estas não têm tantos recursos para combater os cheaters, fazendo com que os jogadores e o próprio jogo sejam bastante prejudicados.

Olhe por exemplo o caso do The War Z. O jogo foi liberado e vendeu muito, com muita gente jogando já na fase Beta. Mas logo eles apareceram e acabaram com a diversão. O resultado foi que muita gente perdeu o interesse pelo jogo e ele praticamente “morreu”. Morreu não apenas pelo motivo dos cheaters, mas eles ajudaram. E muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui.