24 de abr. de 2013

Em time que está ganhando...



Os últimos meses de 2012 foram marcados com o lançamento de jogos muito esperados como Call of Duty Black Ops 2 e Resident Evil 6. Mas uma coisa me chamou muita atenção especialmente nessas duas franquias milionárias.

Após o lançamento do Black Ops 2 podemos verificar que este foi quase que uma repetição do primeiro jogo da série e também bem parecido com Modern Warfare 2 e 3 . É claro que havia uma campanha nova, algumas modificações nos modo multiplayer e no Zombie Mode, novos mapas e tal, mas a jogabilidade, a ideia do jogo e a experiência ao jogar eram praticamente as mesmas. Ao ponto que se você jogava bem o Black Ops, terá exatamente a mesma facilidade no Black Ops 2.

Mas você acha que isso fez as vendas do jogo caírem? De maneira nenhuma. Pelo contrário, a cada ano um novo jogo da franquia é lançado e cada vez vende mais. O interesse só aumenta. Aparentemente os jogadores (incluindo eu) não se importam com essa “repetição”. Parece que os desenvolvedores encontraram uma “fórmula mágica” de um jogo de fps e desde então vem repetindo essa fórmula por pelo menos quatro anos e com absoluto sucesso.
Algo completamente diferente aconteceu com a série Resident Evil. Na expectativa de inovar a série e agregar novos fãs, a Capcom, desenvolvedora do game, resolveu criar um game bem diferente dos seus antecessores, quase eliminando o estilo Survival/Horror da franquia e atribuindo elementos de ação pro seu novo jogo. O resultado foi um desastre. Fãs insatisfeitos e lucros muito abaixo do esperado.

Agora, um exemplo curioso acerca desse assunto é a franquia Assassin’s Creed. Desde o primeiro jogo da série, vem sendo implantados novos elementos, novidades cada vez mais audaciosas, mas sem retirar a essência que fez o título ganhar tanto sucesso. É inquestionável que a popularidade e as vendas vem aumentando a cada ano. Eu vi algumas poucas pessoas reclamarem que Assassin’s Creed 3 perdeu um pouco do estilo stealth clássico dos assassinos, mas nada que fosse um grande problema para os fãs. A Ubisoft já afirmou que pretende ressuscitar esse aspecto em Assassin’s Creed 4: Black Flag.

A franquia Dead Space passou pelo mesmo processo de Resident Evil. Muitos fãs temiam que Dead Space 3 viesse incrementado de elementos de ação e se tornasse um jogo completamente diferente dos seus antecessores. Realmente ao jogar Dead Space 3 a diferença é notável nesse sentido, mas, aparentemente, isso não foi um problema. O novo game foi muito bem recebido e atendeu plenamente às expectativas.

E o que dizer de The Elder Scrolls? Talvez uma das sagas mais antigas que ainda continua popular nos dias de hoje. Com o lançamento dos games inúmeras novidades foram implementadas. Muitos gamers hardcores” ficaram insatisfeitos especialmente pelo declínio da dificuldade vista em Oblivion (tendo Cyrodiil como palco) e Skyrim, quando comparados a Morrowind. Mas o que pudemos ver foi a aderência de muitos novos jogadores à franquia, tornando ela muito mais lucrativa para seus desenvolvedores.





E você, o que acha? As desenvolvedoras deveriam manter o que já vem dando certo como está ou deveriam arriscar e inovar? Eu, particularmente, acho que as novidades são muito bem vindas, desde que o game não perca a sua essência e seus elementos clássicos. Mas, uma vez rejeitadas pela crítica, essas novidades devem ser imediatamente removidas.
 

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