Os últimos meses de 2012 foram marcados com o lançamento de
jogos muito esperados como Call of Duty
Black Ops 2 e Resident Evil 6.
Mas uma coisa me chamou muita atenção especialmente nessas duas franquias
milionárias.
Após o lançamento do Black Ops 2 podemos verificar que este
foi quase que uma repetição do primeiro jogo da série e também bem parecido com
Modern Warfare 2 e 3 . É claro que
havia uma campanha nova, algumas modificações nos modo multiplayer e no Zombie Mode, novos mapas e tal, mas a
jogabilidade, a ideia do jogo e a experiência ao jogar eram praticamente as
mesmas. Ao ponto que se você jogava bem o Black Ops, terá exatamente a mesma
facilidade no Black Ops 2.
Mas você acha que isso fez as vendas do jogo caírem? De
maneira nenhuma. Pelo contrário, a cada ano um novo jogo da franquia é lançado
e cada vez vende mais. O interesse só aumenta. Aparentemente os jogadores
(incluindo eu) não se importam com essa “repetição”. Parece que os
desenvolvedores encontraram uma “fórmula mágica” de um jogo de fps e desde então vem repetindo essa
fórmula por pelo menos quatro anos e com absoluto sucesso.
Algo completamente diferente aconteceu com a série Resident
Evil. Na expectativa de inovar a série e agregar novos fãs, a Capcom, desenvolvedora do game, resolveu
criar um game bem diferente dos seus antecessores, quase eliminando o estilo Survival/Horror da franquia e atribuindo
elementos de ação pro seu novo jogo. O resultado foi um desastre. Fãs
insatisfeitos e lucros muito abaixo do esperado.
Agora, um exemplo curioso acerca desse assunto é a franquia Assassin’s Creed. Desde o primeiro jogo
da série, vem sendo implantados novos elementos, novidades cada vez mais
audaciosas, mas sem retirar a essência que fez o título ganhar tanto sucesso. É
inquestionável que a popularidade e as vendas vem aumentando a cada ano. Eu vi
algumas poucas pessoas reclamarem que Assassin’s Creed 3 perdeu um pouco do
estilo stealth clássico dos
assassinos, mas nada que fosse um grande problema para os fãs. A Ubisoft já afirmou que pretende
ressuscitar esse aspecto em Assassin’s Creed 4: Black Flag.
A franquia Dead Space
passou pelo mesmo processo de Resident Evil. Muitos fãs temiam que Dead Space 3
viesse incrementado de elementos de ação e se tornasse um jogo completamente
diferente dos seus antecessores. Realmente ao jogar Dead Space 3 a diferença é
notável nesse sentido, mas, aparentemente, isso não foi um problema. O novo
game foi muito bem recebido e atendeu plenamente às expectativas.
E o que dizer de The
Elder Scrolls? Talvez uma das sagas mais antigas que ainda continua popular
nos dias de hoje. Com o lançamento dos games inúmeras novidades foram
implementadas. Muitos gamers “hardcores” ficaram insatisfeitos
especialmente pelo declínio da dificuldade vista em Oblivion (tendo Cyrodiil
como palco) e Skyrim, quando
comparados a Morrowind. Mas o que
pudemos ver foi a aderência de muitos novos jogadores à franquia, tornando ela
muito mais lucrativa para seus desenvolvedores.
E você, o que acha? As desenvolvedoras deveriam manter o que
já vem dando certo como está ou deveriam arriscar e inovar? Eu,
particularmente, acho que as novidades são muito bem vindas, desde que o game
não perca a sua essência e seus elementos clássicos. Mas, uma vez rejeitadas
pela crítica, essas novidades devem ser imediatamente removidas.
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