Em março deste ano tivemos o lançamento do novo Sim City.
Sem dúvida um dos jogos mais esperados pelo sucesso de seus antecessores. Mas
logo no primeiro dia após o lançamento do jogo um desespero para os fãs: o jogo
exigiria conexão permanente com a internet para ser jogado. Até aí não há um
problema. Alguns outros jogos já fizeram isso antes. Mas a questão é que o
número de pessoas acessando os servidores da EA foi tão grande que eles não
aguentaram. Se você tentou jogar o game na primeira semana após o lançamento
provavelmente ficou algumas horas tentando até conseguir.
A justificativa dos desenvolvedores para esse fato é que
o novo Sim City apresenta um foco diferente de seus anteriores. Nos jogos
antigos, a experiência era exclusivamente single player. Agora, a proposta é
outra. Cria-se uma região onde você pode chamar seus amigos e cada um ter sua
própria cidade naquela região, interagindo entre si. A ideia é boa, mas
acredito que eles não esperavam o número assombroso de pessoas tentando se
conectar simultaneamente.
A principal crítica de muitos fãs de Sim City foi que o
jogo é, por natureza, um jogo single player. Jogar em multiplayer não deveria
ser uma obrigação, apenas uma opção. Outra reclamação foi o fato da necessidade
de estar sempre conectado a internet. Caso não haja essa conexão não há como
acessar o jogo, mesmo que para jogar sozinho. A decepção foi tamanha que a
própria EA resolveu dar um jogo de presente como um pedido de desculpas para os
jogadores de Sim City.
Mas a tentativa de atribuir características multiplayer a
um jogo single player não é nova. Em 2011, Dark Souls o fez com perfeição. Era
um jogo de rpg single player,
mas a qualquer momento você poderia ter seu jogo invadido por alguém e ter de
duelar pela tua sobrevivência com ele. Poderia também chamar alguém para te
ajudar no teu próprio jogo ou ir ao dele. Esse “multiplayer” foi um sucesso,
talvez porque a conexão com os servidores online não era obrigatória.
A verdade é que os jogos estão cada vez mais caminhando
para esse lado. Há rumores, por exemplo, de que o Novo Xbox, previsto para o
fim do ano, precisará estar conectado permanentemente. E é até uma boa coisa, afinal, jogar em companhia é sempre mais divertido. Porém no caso do Sim
City citado cima, acredito que a EA deveria ter testado melhor seus servidores
antes de seguir adiante com a ideia, que na minha opinião foi uma boa ideia.
Poderia ter também, caso os servidores não suportassem, deixado com que o
multiplayer fosse opcional, como os jogos normalmente fazem, e todos sairiam
satisfeitos.
Dead Space 3 fez isso. Tomb Raider também. Com a saída da
notícia de que o novo jogo, depois de mais de uma década e meia de single
player, contaria com um sistema multiplayer, os fãs ficaram com um pé atrás.
Porém, como ele é apenas opcional ninguém ficou perdendo seu tempo reclamando
do fato. A prova foi que mais de um milhão de pessoas jogaram apenas nas
primeiras 48 horas. Mesmo assim, o sucesso foi bem abaixo do esperado pela
desenvolvedora, a Square Enix, em termos lucrativos, mas isso é assunto para
outro dia.
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