28 de abr. de 2013

O “Modelo Sim City”




Em março deste ano tivemos o lançamento do novo Sim City. Sem dúvida um dos jogos mais esperados pelo sucesso de seus antecessores. Mas logo no primeiro dia após o lançamento do jogo um desespero para os fãs: o jogo exigiria conexão permanente com a internet para ser jogado. Até aí não há um problema. Alguns outros jogos já fizeram isso antes. Mas a questão é que o número de pessoas acessando os servidores da EA foi tão grande que eles não aguentaram. Se você tentou jogar o game na primeira semana após o lançamento provavelmente ficou algumas horas tentando até conseguir.


A justificativa dos desenvolvedores para esse fato é que o novo Sim City apresenta um foco diferente de seus anteriores. Nos jogos antigos, a experiência era exclusivamente single player. Agora, a proposta é outra. Cria-se uma região onde você pode chamar seus amigos e cada um ter sua própria cidade naquela região, interagindo entre si. A ideia é boa, mas acredito que eles não esperavam o número assombroso de pessoas tentando se conectar simultaneamente.

A principal crítica de muitos fãs de Sim City foi que o jogo é, por natureza, um jogo single player. Jogar em multiplayer não deveria ser uma obrigação, apenas uma opção. Outra reclamação foi o fato da necessidade de estar sempre conectado a internet. Caso não haja essa conexão não há como acessar o jogo, mesmo que para jogar sozinho. A decepção foi tamanha que a própria EA resolveu dar um jogo de presente como um pedido de desculpas para os jogadores de Sim City.

Mas a tentativa de atribuir características multiplayer a um jogo single player não é nova. Em 2011, Dark Souls o fez com perfeição. Era um jogo de rpg single player, mas a qualquer momento você poderia ter seu jogo invadido por alguém e ter de duelar pela tua sobrevivência com ele. Poderia também chamar alguém para te ajudar no teu próprio jogo ou ir ao dele. Esse “multiplayer” foi um sucesso, talvez porque a conexão com os servidores online não era obrigatória.

A verdade é que os jogos estão cada vez mais caminhando para esse lado. Há rumores, por exemplo, de que o Novo Xbox, previsto para o fim do ano, precisará estar conectado permanentemente. E é até uma boa coisa, afinal, jogar em companhia é sempre mais divertido. Porém no caso do Sim City citado cima, acredito que a EA deveria ter testado melhor seus servidores antes de seguir adiante com a ideia, que na minha opinião foi uma boa ideia. Poderia ter também, caso os servidores não suportassem, deixado com que o multiplayer fosse opcional, como os jogos normalmente fazem, e todos sairiam satisfeitos.

Dead Space 3 fez isso. Tomb Raider também. Com a saída da notícia de que o novo jogo, depois de mais de uma década e meia de single player, contaria com um sistema multiplayer, os fãs ficaram com um pé atrás. Porém, como ele é apenas opcional ninguém ficou perdendo seu tempo reclamando do fato. A prova foi que mais de um milhão de pessoas jogaram apenas nas primeiras 48 horas. Mesmo assim, o sucesso foi bem abaixo do esperado pela desenvolvedora, a Square Enix, em termos lucrativos, mas isso é assunto para outro dia.

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